sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Delírios: Poe explica J-rock

E eis que li "A Filosofia da Composição" do senhor Edgar Allan Poe. "Como assim?? Você ainda não tinha lido a Filosofia da Composição??" perguntará um aluno pseudo da Unicamp, cuja falta de noção da realidade em que vivemos o leva a crer que, sim, TODOS já leram "A Filosofia da Composição".
É... deu pra notar minha implicância com o dito cujo ensaio. Estava firmemente disposta a odiar cada linha. A dizer: "Essa merda não fez diferença na minha vida, ta?". Que o diabo o leve Poe, Berenice, Usher e o corvo dele também!
Mas..... eu estou começando a achar que eu sou uma idiota. Uma idiota feliz. E que atirar pra todo lado sem análise pode ser bem divertido, mas pode te fazer quebrar a cara às vezes.
Eu adorei o ensaio. Muito se esclareceu aqui na minha cabecinha. E droga.... morde a língua, Jaques..... Cada vez que alguma coisa me emociona, penso nisso:

"Por conseqüência, considerando o belo como o meu terreno próprio, perguntei-me: “Qual é o tom para a sua manifestação mais alta?”. Este seria o tema de minha seguinte meditação, e toda a experiência humana nos leva a crer que esse tom é o da tristeza. Qualquer que seja seu parentesco, a beleza, em seu desenvolvimento supremo, induz às lágrimas, inevitavelmente, as almas sensíveis. Assim, a melancolia é o mais idôneo dos tons poéticos."

Tsc...tsc....ta vendo? É por isso que Poe é Poe e eu sou só uma caipira.... XD mas... nunca é tarde pra voltar atrás, não é mesmo?

Hoje estava ouvindo "Omou", da banda japonesa Kagrra (que vem pro Brasil em fevereiro *morre de alegria*) e me veio à mente essa passagem....

Eu queria poder dividir com o mundo essa música maravilhosa, porque eu acho que a letra desperta essa sensação de tristeza em mim, da beleza em seu desenvolvimento supremo.... eu sei...parece exagero... pra mim não é.... ninguém lê esse blog anyway....vou dividi-la comigo mesma! E isso já me faz absurdamente feliz, mesmo me deixando melancólica...

Um comentário:

Stela Martorini disse...

Você me mostrou essa música, é bem linda :'(
entãão pense pelo lado bom, vc dividiu ela com o mundo, pq eu sou O MUNDO *pose de super-heroi*

beijones prima :*