sábado, 2 de maio de 2009

Dreaming of goodness and evilness....

Sempre achei incrível a forma como os bons autores são capazes de continuar falando das coisas que nos afligem a mente e o coração, mesmo que quase um século se passe, às vezes muito mais. Incrível como eles ainda falam a nós, não importa a que época pertençamos. Falam diretamente a nós, sobre nossas dores e dúvidas tão singulares. Eu sorrio feliz quando encontro um poema, ou romance ou um conto capaz de agir sobre mim dessa maneira. E percebi que D.H. Lawrence é um autor que conversa comigo, zomba de mim e me explica o que está havendo. O que diabos está havendo nessa minha cabecinha. (Quem me conhece bem, sabe exatamente do que estou falando).
Mas mesmo quem não sabe, não importa. Porque esse poema é para todos. Para cada um que lê esse blog (sim, é especialmente pra você! XD), mas também para aqueles que nunca o lerão. Ele fala de nós, mesmo que nos recusemos a aceitar. O que interessa, crianças, é que chegou a hora da verdade. We're grown ups now. XD Então que tipo de pessoa você deseja ser daqui pra frente? O tipo que busca satisfação em lugares inusitados, mas enriquecedores? Ou, bem.... o tipo que ouve algo como Mallu Magalhães e se força a gostar daquilo?
Porque, afinal, eu gosto de acreditar que, sim, a inocência está perdida pra sempre, mas não o bom senso.


A indecência pode ser saudável

A indecência pode ser normal, saudável;
na verdade, um pouco de indecência é necessário em toda vida
para a manter normal, saudável.

E um pouco de putaria pode ser normal, saudável.
Na verdade, um pouco de putaria é necessário em toda vida
para a manter normal, saudável.

Mesmo a sodomia pode ser normal, saudável,
desde que haja troca de sentimento verdadeiro.

Mas se alguma delas for para o cérebro, aí se torna perniciosa:
a indecência no cérebro se torna obscena, viciosa,
a putaria no cérebro se torna sifilítica
e a sodomia no cérebro se torna uma missão,
tudo, vício, missão, insanamente mórbido.

Do mesmo modo, a castidade na hora própria é normal e bonita.
Mas a castidade no cérebro é vício, perversão.
E a rígida supressão de toda e qualquer indecência, putaria e relações assim
leva direto a furiosa insanidade.
E a quinta geração de puritanos, se não for obscenamente depravada,
é idiota. Por isso, você tem de escolher.

D.H. Lawrence (1885-1930)

Um comentário:

Nathália disse...

Meu maior sonho é saber escrever assim... Conversando com o leitor de maneira atemporal, falar daquilo que é comum a todos os homens e ao mesmo tempo particular de cada um. É mágico!