quinta-feira, 24 de julho de 2008

Batman, at last.

The Dark Knight, finalmente. O filme mais esperado do ano (esperado por mim, claro, já que quem importa aqui sou eu! XD). Well.... sinto tremores pelo corpo. E isso nem sempre é sinal de boa coisa XD. Mas comecemos do princípio. Chego ao cinema, uma fila pavorosa! Em plena quinta-feira! Enfrento, destemida, a enorme nuvem de garotos nerds que se forma à minha frente. Compro o ingresso. Minha querida amiga Meiry, logo atrás de mim, se dirige ao guichê e.... "ESGOTADO". EU TINHA COMPRADO O ÚLTIMO INGRESSO! Mas é claro que eu me recusei a ver Batman sozinha. Após presenciar o desolamento que se formou em nossas faces e, em seguida, nossos gritos de pânico ("NÃOOOOOOO!!! NÓS TEMOS QUE VER BATMAN HOJE!!!!"), uma boa alma vendeu seu ingresso para minha amiga, e assim pudemos adentrar a sala. Sentamos em lugares péssimos! Terceira fileira de baixo pra cima, o que é inadmissível. Mas.....o homem-morcego merece esses esforços. Ao meu lado, um casal ninfomaníaco. Pensei: "Ok...talvez o batman não mereça tantos sacrifícios assim....mas o Coringa merece, com certeza." O filme começou.

Antes de qualquer coisa, porém, devo deixar claro: eu não possuo convicções ideológicas. Eu sou só mais uma ovelha acomodada que se enquadra perfeitamente nos moldes de nossa sociedade. Eu já falei sobre isso nesse blog. Eu realmente acredito que a rebeldia reafirma o sistema. E se às vezes eu desejo ser diferente, expressar idéias que (na minha inocência) eu penso ser originais, é só porque eu estou tão presa ao sistema que não percebo fazer parte do grupinho que se sente off, que se sente, digamos, fora da Matrix. XD Opa opa opa!! Peraí! A gente não tava falando de Batman, Jaques? Claro que sim! E só estou dizendo tudo isso por uma simples razão: o Coringa é um anarquista! E eu tenho uma péssima opinião sobre o anarquismo (vide razões acima e posts anteriores).

Então como sou capaz de adorar esse personagem?? De compreender seus atos?? De apreciar seu sadismo?? Hum... primeiro porque ele é bastante convincente... as pessoas são podres e o dinheiro...ah... o dinheiro.... como sentir pena de criaturas que têm como seu Deus pedaços de papel? Pra mim a melhor cena do filme é exatamente aquela em que o Joker coloca fogo em uma pilha absurda de dinheiro.

Mas essa não é a razão principal. Eu adoro o Coringa porque ele tem carisma. Razão óbvia e argumento fraco? Não sei, só sei que é por isso que eu gosto do Coringa, basicamente isso. Ele é um cara estranho sem propósito algum, ou, nas palvras de Alfred, alguém que só gosta de ver o circo pegar fogo. Mas pensando bem... quem é que não gosta? Carisma, baby... Nós todos temos um pouco de Coringa em nós, a única coisa que nos diferencia do vilão é que a nossa loucura é controlada; não somos capazes de sair por aí explodindo hospitais.

Quanto ao Homem-morcego, ele ainda está em meu coração! XD Um de meus heróis favoritos, o cavaleiro das trevas, um dos poucos heróis que, a meu ver, se reconhece hipócrita na maioria das vezes . Mas Christian Bale.... não é batman. Christian Bale é Bruce Wayne.... e só. Ele não me trouxe o Batman, ele só me trouxe a figura do Batman, que, apesar do óbvio ofuscamento causado pelo Joker, se manteve forte no filme.

Não vou avaliar aqui a atuação de ninguém, cada um que decida isso por si mesmo quando for ao cine. Se você conseguir sentir algo pelos personagens é porque os atores fizeram um bom trabalho. E note que minhas considerações são essencialmente a respeito dos personagens e não dos atores. Ou seja, Heath Ledger é ótimo, blablabla, muito já foi dito. O legal mesmo é assistir The Dark Knight e avaliar os personagens, esses sim são fera. Pouca atenção foi dada (por parte da crítica e dos telespectadores), por exemplo, ao Duas-caras, outro personagem incrível, um verdadeiro herói, se não fosse um vilão.

Mas hoje em dia.... qual é a diferença mesmo? XD

Batman ou Coringa? Hum.... será que eu posso ficar com os dois? XD

3 comentários:

Patrícia disse...

Eu amei o Coringa. Amei os "tiques" dele, as cicatrizes, a voz, o jeito de andar. Como Jack Nicholson disse, a infelicidade do Heath é que ele não conseguiu "sair" do Coringa quando o filme acabou. Para ele, o Coringa é um personagem muito pesado pra se carregar para o resto da vida. E depois da morte? Estão dando a ele um peso maior do que deveriam? Não sei também. *Nossa, meu comentário parece um post* Enfim... eu não curti TANTO assim o duas-caras porque eu não gosto da personagem da mocinha (embora a Maggie Gyllenhaal seja fantática) ... e você sabe a minha implicância quando a mocinha é a causa de tudo, né?! (mas no Star Wars funciona, tá?!) Acho que foi a Katie Holmes (Joey... bleh!) que estragou a personagem pra mim... ou não! Ah, e a mestra se encaixa nos moldes do sistema porque ela não é humana. Como o Superman que aprende a ser humano e viver em sociedade, você caiu (porque quis!) nesse mundinho (que é seu porque eu te dei com um laço vermelho) e se adaptou... bem até demais!

Anômima disse...

Eu sentei na terceira ou segunda fileira, não lembro. Comprei o ingresso bem antes, e entrei na sala uns 10 min antes da sessão e os melhores lugares estavam ocupados. Gostei muito do filme, e adoro o Bale como Batma/Bruce - ele é um ótimo ator... mas eu gosto mais dele em filmes menores. Como afirmei em meu blog, o Harvey Dent foi perfeito e empatou com o Coringa..

Hanna disse...

Posso ficar com o Coringa?! x) aiushauihs